terça-feira, 22 de setembro de 2015

“Você tem experiência?” – Paródia

Já caí em um aquário de peixes, já coloquei Coca-Cola na frigideira.
Já corri de um camelo, já falei primeiro que a professora, correção, já falei com plantas.
Já me olhei no espelho, e comecei a dançar, mesmo sem música. Já fiz uma grande bola de chiclete, e melequei todo o meu rosto, quando estourou.
Já chorei de soluçar, já fiquei rouca, já fiz um vídeo do filme “A Midsummer Night’s Dream”, já pensei em desistir de tudo, mas lembrei de todo o meu esforço.
Já cantei dormindo, já tomei banho com óculos, já dormi por doze horas seguidas, já queimei toda a comida, já tomei choque no computador, já caí na lama. Já escrevi duzentas palavras, no celular, já comi uma pimenta, que ficou ardendo por dois dias.
Já fiquei falando por seis horas seguidas, já dormi no cinema, já comprei seis brincos do filtro dos sonhos, já me engasguei com a própria saliva, já participei de um projeto chamado “Carta para o futuro”. Já fiquei um dia todo assistindo filmes, já tive catapora.
Já comprei um saquinho de balas por doze Reais, já fui dormir seis horas da manhã, já fiquei cinco dias fazendo um trabalho. Já gritei com o meu dentista, já quebrei minha unha, na carne, já viajei por oito horas. Já perdi meu cachorro, mas achei, já me escondi atrás da cortina, e esqueci os pés para fora.
Já confundi sentimentos, já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de esquecer, já chorei sentada no chão do banheiro, já vi pôr-do-sol-cor-de-rosa e alaranjado.
Já me joguei na piscina, sem vontade de voltar, já senti medo do escuro, já tremi de nervoso. Já acordei no meio da noite, e fiquei com medo de levantar, já gritei de felicidade, já ri do meu professor de Língua Portuguesa (Prof.Esp. Flávio B. S. dos Santos), por ele raspar o cabelo, e deixar uma falha atrás da cabeça. Já quebrei copos e pratos, lavando a louça.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamando coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: “Qual sua experiência?”.
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência... experiência. Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora, gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: “Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?”

________________________________________________
           A Paródia é um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa.
           
           Segundo o minidicionário Língua Portuguesa (2009, p. 244), Paródia  significa imitação cômica de uma obra séria.
          
           Texto adaptado nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.


FONTE

http://profempreendedor. blogspot. com. br/2013/02/voce-tem-experiencia-original.html - Acessado em: 21/04/2015.


SCOTTINI, Alfredo. Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Todolivro, 2009.

A Natureza Destruída

Oh, mãe Natureza
Por que deixastes chegar a este ponto
Tudo acabando
A água e até a relva do campo?
Tudo exagerado
Que causa cada vez mais estrago
As coisas passando do ponto...
                                                  
Nada mais é como em um conto
Parece mais um filme de terror
A natureza realmente virou um horror.
                                           
Oh, mãe Natureza              
Ajude a melhorar esta situação
Pois, está pior que um abandonado cão.

E assim acaba este poema
Da mesma forma que acaba a natureza.



________________________________________
            O Poema é em gênero textual com característica predominantemente Narrativa.
            
            Segundo o minidicionário Língua Portuguesa (2009, p. 259), Poema significa composição escrita em versos; poesia.
            
            Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.


FONTE

SCOTTINI, Alfredo. Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Todolivro, 2009.

                

Acróstico para o Dia Internacional da Mulher

(F) OFA
(E) NGRAÇADA
(L) INDA
(I) NTELIGENTE
(Z) ELOSA

(D) EDICADA
(I) MPREVISÍVEL
(A) MOROSA

(I) NTERESSADA
(N) ERVOSINHA
(T) ONTINHA
(E) DUCADA
(R) EALISTA
(N) OVA
(A)MADA
(C) ARINHOSA
(I) RRITADINHA
(O) CUPADA
(N) OBRE
(A) LEGRE
(L)OUQUINHA

(D) ELICADA
(A) MÁVEL

(M) ARAVILHOSA
(Ú) NICA
(L) EGAL
(H) ARMONIOSA
(E) MPENHADA
(R) ISONHA

(C) ERTINHA
(L) EAL
(A) MIGÁVEL
(Ú) TIL
(D) IVERTIDA
(I) NIGUALÁVEL
(A) GRADÁVEL

__________________________________                                                             
O Acróstico é um Gênero Textual com a característica predominantemente Descritiva.

            De acordo com o minidicionário Língua Portuguesa (2009, p. 32),Acróstico significa criação de novas palavras ou frases.

            Texto produzido nas aulas de Técnicas de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.

FONTE

SCOTTINI, Alfredo. Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Todolivro, 2009. 

www.escolakids. com/acrósticos/línguaportuguesa/saber/ - Acessado em: 19/02/2015.

www. estudopratico. com. br/o-que-e-um-acrostico/portugues/ - Acessado em: 17/02/2015.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Autorretrato da Lalá

Tenho mais de dez anos e menos de cem
Sou filha de dois pais maravilhosos, lindos e felizes
Nasci na cidade de Santos-SP.
Morena, baixa e brincalhona
Sou chamada de Potira, Lalá, Lá e Lalinha
Adoro esportes e prefiro academia e Muay Thai
Aluna dedicada
Sentimental
Tímida, porém ás vezes solta
Tenho cabelo longo e castanho escuro

Acredito em Deus e sei que ele existe
Minhas frutas prediletas são: damasco, uva e morango
Odeio pessoas falsas e que fingem ser o que não são
Tenho uma linda família e muitos animais

Hoje moro em Praia Grande, e adoro minha cidade
Calço 35 e tenho um pezão
Uso brinco do filtro dos sonhos, adoro demais
Sou honesta, pois honestidade é sempre o melhor caminho
Adoro conversar com plantas e animais
Uso óculos preto e branco
Tenho 2, 5° (graus) de miopia
Não gosto muito de usar, mas uso

Tenho também amigas super legais e verdadeiras como: Bianca, Thayná, Yasmin e Beatriz
Gosto de músicas Internacionais, ao mesmo tempo tranquilas e agitadas
Adoro a Miranda Cosgrove
O Icarly
Tenho muito amor e carinho guardado e para dar

Sou verdadeira, acredito que é melhor falar a verdade na cara do que pelas costas
Adoro o frio e batata frita
Também adoro vegetais
Sou muito vaidosa
Gosto de comida japonesa e pipoca
Sou gordinha (fofinha), porém saudável
Assisto televisão e adoro
Gosto de chocolate.

_________________________________
O Autorretrato é um Gênero Textual com a característica predominantemente Descritiva.

            De acordo com o minidicionário Língua Portuguesa (2009, p. 59), Autorretrato  significa imagem ou representação que a pessoa faz de si mesma.

            Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.

FONTE

http://www.flaviodossantosescritor.blogspot. com. br/2012/07/autorretrato/ - Acessado em: 12/03/2015.

 http://www. infopedia. pt.com.br/2013/autorretrato/portugues - Acessado em: 12/03/2015.

SCOTTINI, Alfredo. Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Todolivro, 2009.